terça-feira, 4 de agosto de 2009

Alimentação segundo a Antroposofia



A dieta do equilíbrio


Segundo a antroposofia, a alimentação influencia os aspectos físico, emocional e espiritual do homem. Por isso, é importante termos uma dieta sadia, equilibrada e rica em energia etérica vital.

Alimentação equilibrada é sinônimo de boa saúde. Quem come moderadamente, procurando variar os alimentos e se preocupando com a sua procedência, certamente terá mais resistência às doenças, vigor, disposição e energia. Somos aquilo que comemos: quem ingere alimentos sadios terá um organismo são. As pessoas que consomem alimentos de origem duvidosa, ricos em substâncias artificiais (corantes e conservantes, além de adubos químicos e agrotóxicos na origem), açúcar e gorduras em excesso, certamente serão fortes candidatas a adoecer e desenvolver os chamados males da civilização, como excesso de peso, diabetes, problemas circulatórios, cálculos renais e na vesícula, entre outros.
Nas grandes cidades, porém, o ritmo de vida frenético faz com que as pessoas se alimentem mal, em horários irregulares, ingerindo rapidamente uma refeição ligeira nos fast-foods. Somos bombardeados pela mídia com apelos irresistíveis e procuramos compensar nossas carências e problemas emocionais comendo coisas “gostosas”, compulsivamente, até mesmo sem estar com fome. E só interrompemos esse círculo vicioso quando o médico nos faz um sério alerta ou a doença nos pega de surpresa.
Antes que isso aconteça, no entanto, o melhor é fazer uma pausa e tentar mudar a alimentação. Pessoas espiritualizadas, em busca de sua verdade interior, certamente irão se identificar com os conceitos da alimentação antroposófica, cujo principal objetivo é manter o organismo sadio e promover sua união com o “eu” espiritual. Mais que isso: esse tipo especial de alimentação, unida à medicina antroposófica, procura curar e prevenir doenças.
A nutricionista Cristina Bustamente é uma das divulgadoras da alimentação antroposófica e entusiasta dos seus benefícios. Ela explica que a base dessa alimentação são os alimentos orgânicos, cultivados sem o uso de adubos químicos ou inseticidas, e biodinâmicos, plantados segundo os princípios da agricultura biodinâmica, desenvolvida pelo criador da antroposofia, Rudolf Steiner. É permitida a ingestão de carne vermelha e branca, desde que os animais sejam criados em liberdade e não recebam hormônios ou ração. Também não há restrições contra a carne dos peixes, ricas em gorduras insaturadas.



O grande segredo é moderação e variedade. Ou seja: pode-se comer carne, desde que em pequenas quantidades e somente alguns dias por semana. A grande fonte de proteínas devem ser os laticínios, as leguminosas – como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico – e os ovos (apenas duas vezes por semana). O açúcar deve ser substituído pelo mel ou melado e os doces pelas frutas secas. Pode-se usar também a stévia, um adoçante extraído de plantas, pois estudos indicam que ela favorece a circulação, reduzindo as possibilidades de arteriosclerose.
Margarina e banha de porco também devem ser deixadas de lado e substituídas pela manteiga e pelo óleo vegetal prensado a frio. A manteiga e o creme de leite, embora sejam de origem animal, por se dissolverem à mesma temperatura do corpo humano, não são vistos como vilões formadores do mau colesterol, mas como fontes de vitaminas, sais minerais e boas gorduras, que irão ajudar na sintetização de hormônios. Mas a sua ingestão deve ser limitada a duas colheres de chá de manteiga e uma colher de sopa de óleo por refeição
Os alimentos podem ser assados ou cozidos e jamais fritos. Além disso, quem ingere bastante fibras de origem vegetal conta com o seu auxílio para absorver e levar consigo, nas fezes, o excesso de colesterol. As crianças, por sua vez, precisam consumir um pouco mais de gordura, pois estão em fase de crescimento e necessitam dela para a estrutura das células e síntese dos hormônios.
Também há restrição contra a ingestão de batatas e tomates, por serem plantas da família das solanáceas, que geram substâncias químicas denominadas saponinas, as quais são tóxicas e destroem as células sangüíneas. Deve-se igualmente evitar os cogumelos, que crescem no escuro, sem luz, sobre substâncias em decomposição, retendo uma energia negativa. Já os vegetais que se desenvolvem sob a luz do Sol e realizam o processo de fotossíntese retêm essa energia positiva e benéfica, que é transmitida ao ser humano.
Os brotos de sementes – como os de alfafa, ricos em vitamina C, feijão, etc. – também são recomendados como fontes de vitaminas, sais minerais e, por conterem hormônios de crescimento, benéficos às nossas células. Além disso, sua energia é extremamente positiva, pois neles a vida está em seu apogeu. Mas quem adora batatas, tomates, cogumelos e até mesmo chocolate não precisa ficar em pânico: “Nada faz mal quando consumido em pouca quantidade e esporadicamente. Comer uma pequena porção de batatas ou umas fatias de tomate de vez em quando, ou um pedacinho de chocolate, para matar a vontade, não vai prejudicar ninguém”, ensina Cristina Bustamante.
Divulgação
Panelas de aço inoxidável: ideais para cozinhar porque não soltam resíduos.
“Na visão antroposófica, a alimentação especial e equilibrada pode estar nos beneficiando tanto no plano físico quanto no etérico. Ou seja: tanto nas funções fisiológicas, como na parte emocional ou espiritual. Daí a necessidade de se estar vendo a alimentação não só como um instrumento para a saúde, mas também para o autodesenvolvimento, na medida em que o corpo é o instrumento da alma”, explica.
Ao ingerir alimentos puros que não degradam o meio ambiente, o ser humano está se integrando à natureza e também ao cosmos, ampliando sua percepção espiritual. A antrosofia pressupõe que, além do nosso corpo físico, temos mais três corpos sutis “acoplados” a ele: o corpo vital, o corpo astral (das sensações e emoções) e o corpo do eu, relacionado com o espírito. Assim como o corpo físico é alimentado pelas substâncias físicas provenientes dos alimentos, os corpos sutis também são “alimentados” pelas substâncias energéticas contidas nesses mesmos alimentos.
Os alimentos de origem mineral são desprovidos de vida e devem ser ingeridos moderadamente, como é o caso do sal e do açúcar. (O açúcar é de origem vegetal, mas tem características de um mineral.) Sal e açúcar em excesso tendem a “mineralizar” o nosso corpo, enrijecendo as articulações, criando cálculos nos rins e na vesícula e nos desvitalizando. O animal, por sua vez, já utilizou parte da sua energia etérica, transformando-a em instintos e sensações. Por isso, a ingestão de carne animal irá sobrecarregar o nosso organismo, que terá de destruir essa energia astral estranha, além de nos transferir as qualidades desses seres, como excesso de agressividade e sensualidade. Nesse caso, a exceção fica por conta do leite e dos ovos. O leite contém ainda energia etérica altamente benéfica, isenta de energia astral, pois se destina a transmitir vida a uma cria, sendo “doado” com amor. O ovo fecundado, da mesma forma, contém a vida em seu interior, pronta para se desenvolver, mas não tem a energia astral da própria ave.
Giraldez
Por crescerem sobre substâncias em decomposição, os cogumelos retêm energia negativa.
O segredo de uma alimentação sadia, sob o ponto de vista da antroposofia, não está apenas em ingerir alimentos saudáveis e descontaminados, mas que sejam igualmente frescos e cheios de energia etérica vital. Isso não acontece com as conservas, congelados, alimentos industrializados e enlatados, que devem ser deixados de lado. Da mesma forma, não se recomenda o uso do forno de microondas, na medida em que esse tipo de ondas destrói essa energia benéfica. O melhor é sempre cozinhar pequenas porções de alimentos e evitar que fiquem “rolando” na geladeira. No entanto, é viável cozinhar uma refeição à noite e guardá-la na geladeira a fim de ser ingerida no trabalho, durante o almoço. Nesse caso, porém, o indivíduo terá de comer alimentos frescos nas demais refeições.
O uso correto dos utensílios de cozinha também é fundamental para conservar a energia etérica dos alimentos. As panelas mais indicadas são as de aço inoxidável, vidro e pedra-sabão, por não desprenderem resíduos. As que causam mais danos são as de alumínio, na medida em que partículas dessa substância ingeridas diariamente podem, a longo prazo, causar doenças. Da mesma forma, deve-se evitar o uso de papel alumínio ou utensílios desse material para guardar água, sucos ou comida.
Alimentação variada – Segundo a nutricionista Cristina Bustamante, “a grande crítica contra a dieta vegetariana ou com pouca ingestão de carne é que há o risco de a pessoa ficar anêmica. Mas uma dieta equilibrada e balanceada irá fornecer ao organismo todos os nutrientes de que necessita, especialmente o ferro. É verdade que o ferro de origem animal é absorvido mais rapidamente pelo nosso aparelho digestivo, porém, quando ingerimos os alimentos vegetais ricos desse metal, o nosso organismo ‘aprende’ a processá-lo de maneira mais eficiente”, explica. Além disso, é igualmente importante ingerir leite fresco integral de boa qualidade e laticínios como fontes de vitamina B12, presente na carne. Quanto mais variada for a alimentação, melhor, porque aí o indivíduo terá a certeza de estar ingerindo todos os elementos necessários ao bom funcionamento do seu organismo. Porém, são contra-indicadas as vitaminas, sais minerais e oligoelementos sintetizados, por serem substâncias arti-ficiais e estranhas ao nosso corpo.
Os laticínios (leite, queijos, iogurtes e coalhadas) e os cereais (arroz, centeio, aveia, trigo integral, painço, trigo sarraceno, cevada e milho) são alimentos ideais para serem consumidos diariamente. Já as leguminosas, como feijão, lentilhas, ervilhas e grão-de-bico, são boas fontes de proteína, mas devem ser ingeridas apenas três vezes por semana, durante o almoço. Os ovos podem ser comidos cozidos, ou entrar na composição de pratos; o seu consumo, porém, deve se limitar a duas unidades por semana.
Cristina Bustamante faz uma observação importante: não adianta nos preocuparmos apenas com o organismo e ignorarmos o nosso lado emocional, pois corpo e alma estão ligados e são, na verdade, uma coisa só. Quem se alimentar corretamente com certeza vai ficar mais forte e irá adquirir resistência contra doenças. Mas poderá adoecer se continuar introjetando seus medos, frustrações, angústias, raiva, ódio e amarguras, que poderão desencadear males crônicos, como artrites, gastrites e gerar até mesmo um câncer. “Devemos resolver as nossas pendências emocionais por meio de terapias, a fim de que tenhamos uma mente sã num corpo são, buscando a nossa paz interior”, adverte. Ela também não descarta fatores genéticos co- mo a origem de doenças e até mesmo pendências carmáticas trazidas de outras vidas.

Sugestão de Cardápios

Adolescência

Na puberdade, o apetite aumenta bastante, sendo necessário refrear a ingestão de alimentos em excesso, para que o adolescente não fique exageradamente gordo. Frituras, refrigerantes e doces devem ser evitados, assim como hambúrgueres, batata frita e outras guloseimas que eles tanto gostam. Para os que sentem muita necessidade de carne bovina, recomenda-se o uso de vitela, pobre em hormônios sexuais. Nozes e avelãs são especialmente indicadas para estimular os processos mentais, assim como raízes (cenoura, beterraba, nabo, rabanete, raiz forte, etc.) e os cereais integrais, ricos em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1, que ajuda na digestão e assimilação dos carboidratos (açúcares), fonte de energia para o cérebro. Os cereais também contêm o fósforo, elemento que estimula os processos mentais.

Cardápio para o adolescente

Desjejum – Fruta (mamão, de preferência); iogurte com musli (flocos de cereais, frutas secas picadas, nozes e mel); chá ou café descafeinado com leite; pão integral (trigo ou centeio) com manteiga e queijo.Lanche da manhã – Antes do almoço, pode-se comer uma fruta ou tomar um suco de frutas com legumes (laranja com cenoura, ou beterraba com maçã e erva-doce).Almoço – Salada: de preferência com vegetais crus, contendo folhas e raízes; cereal integral (trigo, arroz, milho, painço, aveia, cevada); prato proteico (fonte de proteínas): leguminosas – feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico (duas a três vezes por semana), ou ovo (duas unidades por semana) ou peixe (uma porção por semana) ou queijo/ricota; verduras, legumes e raízes refogados. Lanche da tarde – Igual ao da manhã.Jantar – Salada crua; sopa com verduras variadas e engrossada com cereais; pão integral com manteiga e ricota ou queijo; fruta de sobremesa.

Menopausa:
A mulher, na menopausa, para evitar a reposição hormonal com medicamentos sintéticos, deve ingerir a soja, leguminosa rica em isoflavona, substância que protege o organismo dos efeitos desagradáveis dessa fase da vida. Leite e laticínios ajudam a prevenir a osteoporose. A mulher deve evitar a ingestão de carne, preferindo uma dieta ovo-lácteo-vegetariana.

Cardápio para a menopausa

Desjejum – Chá ou café descafeinado com leite; pão integral com tahine (pasta de gergelim) e tofu (queijo de soja); fruta.Almoço – Salada (verduras, legumes); trigo em grão; soja (proteína texturizada em pratos diversos); legumes refogados.Jantar – Vitamina de leite de soja com frutas, mel e flocos de cereais integrais; biscoitos integrais; fruta.

Texto de Cristina Bustamante

11 comentários:

  1. a antroposofia recomenda somente o uso de café descafeinado?

    eatrentini@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi eliane,

    Não, segundo a antroposofia, nós devemos preferênciar o café descafeinado ou o café demétria, que é produzito através de cultura biodinamica.
    Muita luz para você!

    ResponderExcluir
  3. Olá, já que não como nenhum tipo de carne, nem laticínios, a minha maior fonte de proteínas é o arroz integral com feijão, por formarem uma proteína completa, mas segundo a antroposofia, os idosos não devem comer leguminosas. Qual seria a solução nesse caso? E o que é café demétria? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anny, posso responder sobre a sua dúvida do café demetria....Demétria é um bairro de Botucatu, onde está o berço da agricultura biodinâmica. Café demeter, é um café puro, sem agrotóxico e cultivado pela agricultura biodinâmica.
      A Agricultura biodinâmica é uma linha da antroposofia, fundada por R.Steiner, onde a plantação segue vários critérios de plantio, como as fases da Lua e alguns preparados especiais que fortalecem animicamente o plantio e quem os consome.
      Um abraço,
      Andrea

      Excluir
  4. Oi, para comprar o café da Demetria só indo até la?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito contraditória a posição de Rudolf Steiner em relação à alimentação. De fato Steiner nunca foi vegetariano e inclusive comia carne vermelha, segundo relato de seus discípulos mais próximos. Um dieta vegetariana devidamente balanceada supre as necessidades nutricionais do sujeito humano, desde a infância à terceira idade. O único micronutriente que deve ser suplementado numa dieta estritamente vegetariana , quando exclui ovos e laticínios é a vitamina B12 , que então deve ser suplementada. É óbvio que toda mudança alimentar deve ser gradual e não repentina. O vegetarianismo é mais sustentável, mais ético e mais saudável. A tese de que seria ético comer animais bem tratados ignorando o abate é absolutamente frágil sob o ponto de vista do abolucionismo animal.

    ResponderExcluir
  6. Jesus Cristo e o Vegetarianismo

    A mensagem de Jesus é de amor e compaixão, no entanto, nada há de amoroso ou compassivo em fazendas de criação intensiva e matadouros, onde os animais levam uma vida miserável e sofrem uma morte violenta e sangrenta. Jesus exorta a bondade, a misericórdia, a compaixão e o amor em relação a toda a criação de Deus. Ele ficaria horrorizado com grau de sofrimento que infligimos aos animais para satisfazer o gosto que adquirimos por sua carne.

    Os cristãos têm escolha. Quando nos sentamos para comer, podemos colaborar para a violência, o sofrimento e a morte no mundo ou podemos respeitar Sua criação e obrar pela paz.

    Jesus é amor e misericórdia na forma humana e há fortes evidências de que ele era vegetariano.

    Por exemplo, na época de Jesus, o sacrifício de animais era uma desculpa para os seres humanos ingerirem carne, e Jesus contestou o sacrifício de animais a cada passo. Ele proibiu a venda de animais, para sacrifício e consumo, no templo, instituiu o batismo em lugar do sacrifício de animais, disse que Deus "requer misericórdia, não sacrifício" e eliminou completamente o sacrifício de animais na Última Ceia (uma refeição vegetariana da Páscoa).

    Deus criou todos os animais com a capacidade de sentir dor e sofrer. Mas nas fazendas de criação intensiva de hoje, tiram-lhes os chifres e os bicos e são castrados sem anestesia. Para gerarem mais lucro, são criados amontoados no menor espaço possível. A maioria é confinada a um espaço tão pequeno que mal conseguem se virar. Muitos nunca vêem a luz do dia ou sentem a terra ou a grama debaixo dos pés. Finalmente, são postos em caminhões, sem água e alimento, enfrentando todo o tipo de intempérie, e levados para terem uma morte apavorante e diabólica.

    A dieta vegetariana faz bem à sua saúde e poupa inimaginável sofrimento e violência praticada contra os animais. Lembre-se: O que fazemos a menor de suas criaturas, fazemos a Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Achei um absurdo sugerir no texto acarne de vitela por conter menos hormonios. Vcs sabem o que é carne de vitela?
      o bezerro fica confinado, preso, num espaço onde ele nem pode se mexer, sem sol, para que sua carne fique macia e descorada. E a antroposofia recomenda consumir isto??? Onde estão as considerações de R. Steiner sobre a nutrição do corpo eterico?
      Veganismo é a alimentação ideal para o ser humano. E Jesus já nos orientou há milhares de anos.

      Excluir
    2. Perfeito, um cadáver definitivamente não pode trazer nada bom.

      Excluir
    3. Cada um come oque quer não existe algo perfeito para todos
      A historia do bezerros não eh bem assim mas cada um conta a historia que quer

      Excluir
  7. Oi! Boa noite!
    Obrigada as informações foram muito úteis para mim.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir