terça-feira, 1 de setembro de 2009

PÃO PÃo Pão pão... CASEIRO

O Pão,

Para chegar no pão caseiro, lindo e cheiroso preciso contar um pouquinho  sobre como surgiu o pão caseiro de volta a minha vida.
Minha filha estuda em uma escola Waldorf, e eu a cada dia que passa me encanto mais pela pedagogia e pela EWSP.
Lá na escola tenho aprendido muitas coisas, legais, como a bordar e costurar com as mães do bazar, mas o que mais gostei foi que com a escola, veio o hábito de fazer o pão caseiro,  e esse é um momento muito especial, meu com minha filhota... 

Um Pouquinho sobre a pedagogia... Bem resumida... 

A Pedagogia Trabalha a favor e não contra a tendência natural das crianças para serem ativas, valoriza as experiências sensoriais nos primeiros anos de vida e vive ao ritmo das estações do ano,esses são alguns dos princípios da pedagogia Waldorf, que inclue atividades como modelar cera de abelhas, costurar panos coloridos, amassar e cozer pão, trabalhar com materiais  naturais, como troncos de madeira, conchas e cortiça, ou tratar da horta e do jardim.
Estas são atividades que, segundo a corrente pedagógica Waldorf, desenvolvem os sentidos das crianças, estimulam a imaginação, a vitalidade e a alegria de viver, apostando sempre numa maior ligação e respeito pela Natureza.
 
Isso é tão lindo, que queria compartilhar com vocês, se puderem conhecer um pouquinho mais a pedagogia Waldorf, vale a pena.
 
Então voltando ao pão...
 
Minha vovó Lenita, minha inspiração, sempre fez lindos, cheirosos, e deliciosos pães...  o cheirinho da escola me lembra a casa da minha vó, e nossas tardes comendo pãezinhos quentinhos com manteiga....Hummmmm que saudades...  um dia meus pães vão sair perfeitos como os dela...  então toda semana eu tento...


O pão:

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos

Surgimento do pão



Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto onde, há cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentação.


Bem não existe recita perfeita de pão, pois o mesmo depende da mão de quem sova a massa, da sua energia, do calor do sol para fermentar...  enfim,
 eu confesso que ainda estou em fase de aprimorar minha tecnica de pão caseiro, mas cada semana eles ficam melhores...

Se amanhã estiver sol, vou fazer o pão e posto as fotos para vocês!

Receita de pão Integral

600g farinha de trigo Branca
400g farinha de trigo integral
40g de fermento (seco ou fresco)
20g de sal
80g de manteiga em temperatura ambiente
550g de agua

Dissolva o fermento em agua morna com uma pitada de açucar. misture a farinha, o sal, e o fermento, e por ultimo, coloque a manteiga.
Sove bem por 10 a 15 min, com força e amassando bem. Deixe descansar (20min). Volte a sovar por mais uns 10 min. A massa deve ter perdido toda a umidade e estar bem lisa.
Coloque em formas de pão untadas e polvilhadas com farinha, encha apenas metade da forma.
Espere a massa dobrar de tamanha, o tempo vai depender do calor do local. + ou - 40min.  Quando a massa tiver crescido e trasbordado a borda da forma, faça talhos com uma faca e leve ao forno quente (200°) por 45 a 60 min.

Espero que gostem!!

Quem tiver receitas deliciosas de pão...  por favor me mandem!!!

Vou mexer nos caderninhos da minha vó e posto outras receitas para vocês!

Bom Apetite



3 comentários:

  1. Gabriela
    Que aula menina Adorei...
    É muito bom ler coisas boas
    Parabéns para a escola da sua filha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Gabriela.

    Seu cantinho esta cada vez mais saboroso.Fiz o brigadeirão que vc recomendou no blog da Bellinha, vc tinha razão ficou muito booom, todas as receitas que fiz tiradas daqui deram certo. Vou testar agora a receita do pão integral. Gostei de conhecer a história do surgimento do pão, eu amo pão, não vivo sem ele, e se for com cafézinho da vovó melhor ainda né.
    bjkinhas.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que estão Gostando, fico muito feliz!!
    Se quiserem alguma receita é só pedir...

    Beijokas

    Gabriela Braga
    Cozinha da Lenita

    ResponderExcluir