quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OSTRAS...



                 As ostras são moluscos pertencentes à família Ostreidade e à ordem Ostreoida. Estes moluscos se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas de formatos irregulares e desiguais entre si. Estas conchas são muito calcificadas e se mantêm fechadas graças a um músculo adutor.
As ostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nas rochas. Seus principais predadores são, além do homem, diversas espécies de peixes, a estrela do mar, caranguejos e outros tipos de moluscos. Hoje, os maiores produtores de ostras são: Portugal, Itália, França, Inglaterra, Holanda e Bélgica. A ostra não é o único molusco capaz de fazer pérolas (o mexilhão também pode, por exemplo, embora isto ocorra muito mais raramente). A “fabricação” da pérola se dá quando alguma substância estranha entra em contato com o corpo da ostra. Como conseqüência, a ostra produz uma espécie de resina chamada de madrepérola que envolve o agente invasor, seja ele sólido ou líquido. Com o passar do tempo, a crescente solidificação da madrepérola transforma-se em pérola, cujas cores podem ser bem variadas: preta, branca, cinza, vermelha, azul e verde. As pérolas utilizadas para fazer jóias são aquelas com formato bem esférico e feitas por um tipo especial de ostras chamadas de ostras aladas.


Apesar da aparência não muito agradável, a ostra é um molusco muito apreciado na culinária por diversos povos (há evidências de caçadores de ostras em várias civilizações costeiras da pré- história). É um animal rico em zinco, um dos nutrientes requeridos para a produção de testosterona (hormônio masculino).

Ostras frescas servidas cruas na concha: são uma obra de arte da natureza. Segundo Paul Bocuse “uma iguaria soberba em sua simplicidade natural". Adoro degustá-las cruas acompanhadas de algumas gotas de limão e um bom vinho branco, essa combinação, se bem realizada, realçará significativamente o sabor desse delicioso molusco. E cuidado, pois ele é totalmente afrodisiaco!!!


Ostras do Palau - Praia do Peró- Cabo frio - RJ
ADORO!!!


Bom apetite para todos nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário