quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Balangandans, Temperos e afins...

O CHUCHU.... Um legume simples, considerado até insosso por alguns, quando preparado com maestria, temperos certos, e camarões, o legume sem gosto, ganha ares de estrela e se transforma em um prato tipico de dar agua na boca....

Eu sou assim, na vida tudo precisa de uma boa dose de tempero, muitas cores, e alegria.... na cozinha não é diferente....


A INFLUÊNCIA MUSICAL DE UMA GRANDE AMIGA.....

     Quando eu era mais nova (tinhamos no máximo 13 anos), tinha uma grande amiga chamada Maíra, viviamos juntas, e ela tem uma voz linda, e um talento sem igual...  e me recordo de nós juntas na casa dela....  Tardes a fio....aprontando.... como toda adolescente,  e ela cantarolava cantarolava sempre, Marisa Monte, Carmem  Miranda, já naquela época cantarolava com maestria!!
Mês passado estava eu na fenac, olhando os CDs para escolher minhas boas compras, e eis que me deparo com um CD da Carmem Miranda, uma coletânia ótima, só as melhores e originais!!
Quando coloquei o CD no carro, fiquei maravilhada ao perceber que tinha a musica que eu sem ter percebido já cantarolava sempre para minha filhota...  colocamos a musica "disseram que eu voltei americanizada"  e minha pequena cantarolou a musica inteira, sim ela já sabia a letra!!!
segue a letra:


Disseram Que Eu Voltei Americanizada

Carmen Miranda

Composição: (Luis Peixoto e Vicente Paiva)
 
Me disseram que eu voltei americanizada.
Com o burro do dinheiro.
Que estou muito rica.
Que não suporto mais o breque do pandeiro.
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca.
Disseram que com as mãos.
Estou preocupada.
E corre por aí.
Que eu sei certo zum zum.
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada.
E dos balangandans já "nem" existe mais nenhum.
Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno.
Eu posso lá ficar americanizada.
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno.
Topando a noite inteira a velha batucada.
Nas rodas de malandro minhas preferidas.
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca I love you.
Enquanto houver Brasil.
Na hora da comidas.
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu.


Eu na hora me lembrei da minha amiga querida, que mesmo sem saber, me apresentava as Divas da musica brasileira...  e eu guardo essa doce lembrança comigo.

Para comemorar essas doces recordações da minha juventude, tinha que trasportar isso para a cozinha...  e adivinhem!!!!!!

Mãos a obra:   Camarão ensopadinho com Chuchu a Lá Carmem Miranda  ( Para você Maíra)

1 kl de Camarão Médio limpo sem casca.  ( de preferência o Camarão Rosa)
2 a 3 Chuchus
2 colheres de sopa de azeite de oliva
6 cabeças de alho
1 cebola grande picada
2 talos de cebolinha verde
2 colheres de sopa de salsinha picada
Pimenta do reino a gosto

Ferva uma panela de agua e escalde os camarões,  reserve.
Descasque os Chuchus em água fria untando as mãos com um pouco de óleo, para nãp pegar goma. Corte-os, ao comprido, em fatias, tirando os miolos
Pique as fatias em cubos pequenos, lave-os e ponha para escorrer.
Cozinhe o chuchu em uma panela até estar ao dente.
Em outra panela aqueça o azeite, refogue a cebola,o alho, e os camarões até dourarem, acrescente o chuchu, e os temperos como o cheiro verde, a cebolinha, a pimenta do Reino e  acerte o sal.
Acrescente meio copo americano de agua, tampe a panela e deixe o camarão e o chuchu cozinharem no bafo.( mais ou menos 10 a 15 minutos).
Sirve bem quente com arroz branco e farofa de dendê.

Bom apetite para todos nós!!!


Maíra espero você amiga para um jantar: Trilha sonora: Carmem Miranda.... Prato principal: Camarão ensopadinho com chuchu...   e não pode faltar cerveja geladissima!!!!!Combinado???

2 comentários:

  1. Deu água na boca! A trilha sonora não poderia ser outra!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Gabi, q tuuuuudo!!!! Bom saber que está realizando seus sonhos, fazendo o que mais ama. Essa receita de chucchu com camarão, me deixou bem curiosa, se precisar de uma crítica gastrônica pode me chamar.

    Ah, precisamos marcar aquele happy-hour?!

    Bjs
    Roberta

    ResponderExcluir