sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Por que optamos por usar Fraldas de pano?



O Brasil, bem colocado em seu ranking de país de 3º mundo, estima que 73% da população de bebês de 0 a 30 meses utilize fraldas de pano por uma questão financeira. 
Mesmo assim, assustadoras estatísticas mostram que a cada segundo, o Brasil descarta 205 fraldas descartáveis nos lixões a céu aberto. Estamos preparados para isso á longo prazo?
As Fraldas descartáveis quando incineradas, liberam dioxinas (um composto altamente cancerígeno) para a atmosfera; nos lixões a céu aberto, esse material leva em média 450 anos para se reintegrar á natureza. 
Em países como a Bélgica, o governo patrocina 70% do custo das fraldas para cada família, desde que sejam de pano, tamanha é a dimensão do problema. Equivalentes á 2% do lixo urbano de um grande centro, em SP isso significa algo em torno de 260 toneladas diárias, só de fraldas descartáveis.


A troca de fraldas descartáveis pelas de pano, apesar de parecer algo retrógado é considerado uma atitutde de alto impacto por qualquer autoridade em meio ambiente, inclusive noticiado pela revista Veja, na 1a edição do ano com as metas para 2009. Vale a pena pensar sobre tudo isso? Acredito que sim!!
  Quantidade de fraldas descartáveis usadas em 2,5 anos: 5.500

   Utiliza-se em média 5500 fraldas descartáveis nos primeiros 2,5 anos de vida de uma criança. Que tal trocar por 65 fraldas de pano, pelos mesmos 2,5 anos de vida dessa criança?  A opção é sua, é minha, é de cada um de nós!


  AlgunsBenefícios do uso da fralda de pano:
  • Não causam irritação nem alergias na pele do bebê;
  • Permite o controle do ritmo de evacuação do bebê, mantendo-o sempre limpo e sequinho;
  • Evita o aparecimento de assaduras;
  • São mais econômicas (economia de R$ 2300,00 ao longo de dois anos).   Fora a questão do lixo!!!!
    Fraldas de pano secando no varal - Quem vai lavar???  A máquina!!!!
    Se cada um fizer a sua parte, deixaremos de herança para nossos filhos netos e bisnetos um planeta muito melhor.
 A consciência é de cada um de nós!!!!
 Consciência vem de berço!!!  Penso nisso!
  Faça a sua parte!

Um comentário:

  1. Atitude corajosa amiga Gabi. Que bom que existe a máquina de lavar, senão seria difícil e cruel delegar esse trabalho a outros. Eu mesma não iria dar conta por falta de tempo. Agora vamos combinar ... haja secador de roupas. Cuidado com os alfinetes no baby, viu ! Lamento não estarmos juntas mais uma vez, mas domingo é meu aniversário e a família estará toda aqui. Minha mãe não anda muito bem. Fique com Deus. Beijos no Fabio, na Victorinha e outro grande pra vc. Katia

    ResponderExcluir