quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dia 29 de Setembro - Dia de Micael





“O Arcanjo Micael monta a guarda no portal do céu. Com sua balança ele pesa o bem contra o mal. Com sua espada ele afasta o mal. Faz muito tempo, um enorme dragão quis levantar-se contra os anjos e atrapalhar o sossego do Céu.Ele tinha um corpo feio, coberto de verrugas, uma cauda escamosa e uma boca enorme. Bufando, ele se acercou do portal do céu, e cuspiu fogo no anjo guardião. São Micael elevou sua espada de luz e derrubou com força o dragão que caiu na Terra...”(*)
Em 29 de setembro comemora-se o dia do Arcanjo Micael. A data consta no calendário de igreja católica, mas para muitos é um dia comum, sem grandes significados. Alguns talvez constatam: “Ah, hoje é o dia do Arcanjo Miguel”. E se resume a isso.

Quem acompanha de perto as festas anuais comemoradas nas escolas Waldorf, certamente terá outra vivência no dia 29 de setembro. A data é amplamente comemorada, assim como o Natal, a Páscoa e São João. Os professores preparam os espíritos de seus alunos, contando histórias sobre heróis que corajosamente conseguem enfrentar e vencer terríveis dragões; desafios e jogos de coragem são propostos às crianças maiores, com a intenção de despertar nelas uma vivência de sua força interior e assim superar obstáculos e dificuldades; hinos em homenagem ao Arcanjo Micael e a heróis valentes são entoados com alegria nas salas de aula, desde o jardim até as classes mais velhas. O período em torno da data é muito marcante para as crianças, que se identificam com os heróis valentes e, de certa forma, anseiam por lutar contra o mal.

Porque o Arcanjo Micael é tão importante para todas as iniciativas antroposóficas? Para compreendermos a importância de Micael precisamos nos remeter ao início dos tempos, quando Lúcifer se voltou contra Deus-Pai. O anjo caído e seus seguidores foram expulsos do céu pelo Arcanjo Micael, o guardião celeste. Desde então, Micael tornou-se o grande representante da força e principalmente da consciência que devemos buscar na nossa luta diária contra todos os dragões que nos rodeiam.
E são muitos dragões. Existem aqueles que são visíveis, que podemos notar sem dificuldades, como a miséria, a fome, a corrupção, os vários tipos de abusos, e muitos outros mais. Porém há aqueles dragões que são sutis, que muitas vezes passam despercebidos por todos nós, são aqueles que estão presentes na nossa inconsciência diante do consumismo exacerbado; ou aqueles que nos levam a uma exagerada preocupação com nossa aparência externa, fazendo com que esqueçamos de cuidar do nosso interior, de nossa essência eterna; há o dragão da indiferença, que nos torna passivos diante de atitudes inadequadas, que nos leva a aceitar programas de televisão, músicas, propagandas que promovem ódio, a intolerância, o preconceito, a desarmonia; outro terrível dragão é aquele que nos convence a aceitarmos a paulatina substituição das relações humanas pela máquina, pelo “mundo virtual”, tudo em nome do progresso, do desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida.
Atualmente, com todos os meios de informação à nossa disposição, não podemos mais caminhar pela vida de forma inconsciente, alheios aos malefícios que os dragões nos impõem e simplesmente dizer: “Ah, eu não sabia que isso ou aquilo faz Mal”. Estamos na Era da Consciência, regida pelo Arcanjo Micael. Ele representa a força e a coragem que devemos ter em nossa luta diária, para estarmos sempre alertas ao que é bom e ao que é mau.
Para as crianças, os dragões deveriam ser apenas aqueles presentes nas histórias que lhes são contadas. Mas os adultos que as rodeiam convivem diariamente com os dragões acima citados e muitos outros mais. Porém, se queremos que elas tenham coragem para um dia enfrentá-los, precisamos ser dignos de exemplo de coragem, de consciência. Inspiremo-nos em Micael.

                                                                                          Texto de: Anna Maria Macrander Karassawa

 
Como minha pequena estuda em uma escola waldorf, ela cantarola sempre as 4 estações...  então ai vão algumas musicas de Micael e da primavera que se aproxima.
 
 
Músicas de Micael


O herói eu quero ser
Forte, valente e fiel
Levando o bem à Terra
Mensagem de São Micael


São Micael Celeste

São Micael Celeste
Dai nos força e coragem
Pra enfrentar o caminho
E continuar a viagem
São Micael Celeste
Seja nosso protetor
Guia nos com coragem
No caminho do bem e do amor


Desperta no bosque

Desperta no bosque
Gentil primavera
Com ela chegou o canto
Gorjeio do sabiá
Tralálálálá
Com lindos trinados
Suaves e belos
Gentis são os passarinhos
Saudando a primavera
Tralálálálá
Parece que a festa
Em toda floresta
Os pássaros gorjeando
Saltitam de cá pra lá
Tralálálálá


Verso de São Micael - Se abre o portal do céu


Se abre o portal do céu
O arcanjo vem,
São Micael!
Nós te seguimos por onde vás
Brilhante e forte tu serás

No dia 29 de Setembro costumo preparar o pão de São Micael, preparo no dia anterior e comemos ele no Café da manhã ou no lanche.
Vou postar a Receita para vocês poderm já ir povidenciando os ingredientes, dia 29 eu preparo e posto as fotos.


Bolo de São Micael

Ingredientes da massa:

2 tabletes de fermento Fleischmann;
½ xícara de água morna;
500 gramas de farinha de trigo integral fina;
100 gramas de açúcar;
150 gramas de manteiga;
2 ovos inteiros;
1 xícara de leite;
1 pitada de sal


Ingredientes do recheio:

½ a 1 xícara de semente de papoula fervida durante 10 minutos em 2 xícaras de leite;
1 xícara de açúcar;
1 xícara de uva-passa;
½ xícara de nozes moídas;
100 gramas de manteiga


Modo de fazer:

Dissolver o fermento em um pouco de leite morno, acrescentando um pouco de açúcar e de farinha até formar um mingau. Deixar crescer num lugar quente. Misturar os outros ingredientes secos, em temperatura ambiente, o fermento crescido, a manteiga derretida (mas não quente), os ovos e o leite morno – o suficiente para formar uma massa homogênea que não grude mais nas mãos nem na mesa. Deixar crescer outra vez. Abrir a massa com o rolo, colocar o recheio frio, enrolar com cuidado e colocar na assadeira para assar em forno já aquecido.

3 comentários:

  1. Olá Gabriela !

    Como prometido vim para dizer que o Cookier de chocolate ficou maravilhoso servi com chá e foi um sucesso.
    Essa receita de bolo parece ser boa tbém ,mas parece com um pão doce né deve ser deliciosa vou testar rsrsr.
    bjokinhas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanilda,

    Que bom que está gostando das receitas, fico muito feliz.
    Se quiser alguma receita me diga que eu coloco no Blog.
    Essa Receita para mim é um pão doce sim, mas coloquei o nome verdadeiro. Mas pode chamar de Pão doce de são Micael.
    Espero que goste.

    Depois me conta!
    Muita luz para você.
    Gabriela Braga

    ResponderExcluir