quarta-feira, 3 de março de 2010

Curry

Sabado recebemos aqui em casa para um almoço,  um casal de amigos muito queridos, que são aliás nossos padrinhos de casamento.
  O menu: uma bela salada verde de entrada, Camarão ao Curry, com arroz branco. Vinho Branco bem gelado, e Cerveja Nortenha....

O almoço foi um sucesso, a companhia maravilhosa, que familia linda, adoro vocês!!

Vou começar com algumas curiosidades e informações sobre o ingrediente principal: O CURRY.


O curry ou caril é um dos personagens mais antigos da história dos tempêros.Segundo registros antigos a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das recitas teve sua origem na Índia.
  Essa mistura de especiarias é muito utilizada na culinária de vários países como Índia, Tailândia, Japão e alguns outros países asiáticos.

Esse tempero de sabor  Peculiar e inconfundível, mescla de picante e adocicado, é preparado de uma forma bastante eclética. Uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes

 Basicamente, contém: Gengibre, Pimenta Vermelha, Canela em Rama, Cominho, Pimenta-do-Reino, Cardamomo, Cravo, Cúrcuma, essas especiarias, juntamente com outras, São torrados, Moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.

Na Índia é comum ser preparado diariamente, e até comido puro.




Eu particularmente adoro curry, minha vó Lenita sempre prepara  frango ao Curry, e eu me lembro do perfume dele pela casa...

a Receita a seguir é minha pois quando preparo o Curry, seja de frango, Camarão ou carne de carneiro...  uso sempre meu instinto!

Ale e Mari, conforme prometido segue abaixo a receita :

Camarão ao Curry da Gabi



 Ingrediêntes:

2 kl de Camarão (Médio ou grande)
1 cebola grande cortada em gomos
1 cebola média bem  picadinha
3 dentes de alho picado
1lata de creme de leite
1 vidro de leite de Cocô
1 colher de sopa de Curry


Modo de preparo:

Ferva bastante agua, escalde o camarão e reserve.
Em uma panela  aqueça uma colher de óleo  e refogue a cebola e o alho  quando dourar coloque o camarão e doure um pouquinho, acrescente o leite de cocô, a cebola em gomos e o Curry.  Cozinhe um pouco, não deixe cozinhar muito porque se não o camarão pode desmanchar.
acrescente o creme de leite e sirva imediatamente.

Dica da cozinha:  se quiser deixar preparado antes, siga todo o processo de preparação, após o cozimento  desligue e deixe reservado. Na  hora de servir aqueça e coloque o creme de leite.

Esse mesmo modo de preparo, serve para o o Frango ao Curry....

BOM APETITE PARA TODOS NÓS!!!

Um comentário: